quinta-feira, 3 de julho de 2008

RECORDANDO BENTO DE JESUS CARAÇA E A «BIBLIOTECA COSMOS»

«O principal motivo destas páginas assentou no desejo de dar maior conhecimento, nomeadamente aos meus colegas veterinários, de um acervo de correspondência enviada por mim ao Prof. Bento de Jesus Caraça, através da qual se discutiu e balizou o interesse de incluir no programa editorial da "Biblioteca Cosmos" uma secção contemplando temas do âmbito da «Produção e Indústria Animal na Civilização Humana", contribuindo assim, não só para um maior universo de intervenção cultural popular da publicação, como ilustrando, ao vivo, a generosa disponibilidade da direcção de Bento Caraça à frente dessa sua grande iniciativa que foi a Cosmos nunca descurando o esmero ou subestimando a finalidade.
Agora, com a publicação da aprimorada obra Biblioteca Cosmos. Um Projecto Cultural do Prof. Bento de Jesus Caraça (Novembro de 2001) com que a Fundação Calouste Gulbenkian quis comemorar o centenário do nascimento de Bento Caraça, e onde se aflora tal assunto como exemplo de engajamento e participação dos colaboradores, materializadores do referido projecto, pareceu-me de todo o propósito dar a conhecer um pouco mais detalhadamente a história desse labor que, directa e indirectamente, acabou por se confundir com todas as outras colaborações vindas das respectivas áreas de expressão humana, criando assim um dos mais acabados exemplos de divulgação em língua portuguesa dos grandes temas que configuram e enaltecem a humanidade em todas as suas vertentes do pensamento e acção.»

«Nota Prévia», Cartas na Mesa - Recordando Bento de Jesus Caraça e a «Biblioteca Cosmos», Lisboa, Moinho de Papel, 2004, pp. 13-14.

Sem comentários: